Os freelancers se deparam com muitos questionamentos no dia a dia. Mas e aí? Como lidar com isso? Não
precisa jogar a toalha só porque não há uma fórmula exata para o
sucesso, basta ter princípios. Abaixo listei alguns clássicos que, no
meu ponto de vista, ajudam a ter coerência e profissionalismo na hora
de fazer seu preço.
Qualidade X Quantidade
Sempre fica essa pulga atrás da orelha. Ao
invés de cobrar o menor preço e tentar abraçar o mundo, penso em
produzir e oferecer um serviço de alta qualidade, ouvir meu cliente,
atendê-lo da melhor forma, isso certamente o conquistará e justificará o
valor cobrado.
Despesas pessoais
Na hora de precificar, é importante calcular e incluir as despesas pessoais, afinal, freelancer também tem contas a pagar.
Atualize
Estamos todos juntos no mercado, somos
parte dele, não adianta ir contra a maré, os anos passam, a experiência
aumenta e os preços precisam sim ser atualizados.
Promessa é dívida?
Frequentemente clientes entram em contato
pedindo aquele desconto porque no futuro (talvez) ele trará muitos
outros trabalhos. Infelizmente esse “atrativo” para pegar o job pode ser
uma ilusão. Se o cliente quiser assinar um contrato hoje para aqueles
supostos trabalhos futuros, ótimo, dê o desconto, do contrário não há
motivos.
Tem noção de quanto custa?
Muitos possíveis clientes querem uma
respostinha rápida, uma noção, uma média de preço, mas não responda nem
se comprometa com um projeto antes de saber seu escopo. Dê seu preço
depois de entender o quanto de esforço estará envolvido. É mais justo
para todo mundo, porque você também pode chutar pra cima e isso não será
bom para o cliente, convença-o disso.
Surpresa!
Se o cliente adiciona tarefas novas que
não estavam previstas no escopo do projeto depois de tudo acertado,
eleve sua taxa. Do contrario você se pegará trabalhando muito por
valores baixos.
Doação
Não receber por um serviço é o mesmo que
fazer de graça, doar mesmo. Isso pode ser legal para ajudar alguma
instituição de caridade ou membro da família, mas pense bem antes para
não se sentir frustrado depois. Ajudar também pode ser recompensador, se
fizer com vontade e de peito aberto.
Fique de olho
É importante ficar de olho na concorrência
e o quanto eles cobram por seus serviços. Acompanhe grupos, blogs,
organizações e associações. Informação nunca é demais.
Tudo tem limite
E data! Colocar data nas propostas é
fundamental. Vai que aparece aquele possível cliente de dois anos atrás e
puxa aquela proposta antiga com valores obsoletos. Ui. Como argumentar
em cima de uma proposta sem data?
Combo
O preço de pacote pode ser um grande
motivador, se o cálculo vale a pena para você, certamente é um bom
negócio para ambas as partes.
Atrasou. E agora?
Não fique com vergonha de cobrar taxas de
atraso de seus clientes. Quem deve se sentir desconfortável é ele, um
acordo deve ser cumprido. Por isso cumpra seus prazos e seja um
profissional em excelência, você é o dono do seu próprio negócio.
Urgente! Urgentíssimo!
Tudo bem cobrar um extra pela urgência e
prazos apertados. Se você acredita que pode dar conta de pegar esse job
com prazo mínimo, então cobre por isso, e deixe seu cliente ciente
disso.
Preço baixo = mais clientes?
Particularmente não acredito nisso.
Aparentemente pode ser um chamariz, mas também pode passar a impressão
errada, de que você não é tão bom no que faz e nem você mesmo valoriza
seu próprio trabalho.
Rejeitado!
Que droga ser rejeitado porque o preço não
agradou o cliente. Que droga nada. Certamente este cliente não seria um
bom cliente nem bom pagador. Siga seus princípios e trabalhe com
vontade!
* Achei ótimo este esboço nos mostrando o que é importante na hora de se cobrar por um trabalho.
Indico: VIDA DE FREELA
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